2019-12-03

O que é e para que serve a lacagem?

Muito provavelmente já ouviu falar de lacagem e apostamos que não ficou na cabeça.

O que é realmente a lacagem

A lacagem é um processo de pintura que tem como finalidade o revestimento do ferro, alumínio ou outros metais.


Anteriormente deve ser realizado um tratamento aos materiais para os preparar para a pintura e aproveitar ao máximo a tinta em pó. 

Os materiais podem ser metalizados, zincados ou galvanizados. Calma, vamos explicar o que é cada um deles!

Metalização é um processo de revestimento no qual metais fundidos são pulverizados numa superfície. O metal de revestimento, sob a forma de arame ou pó. é aquecido por meios elétricos ou químicos – chama de combustão.

A zincagem é um dos processos mais eficientes e econômicos para proteger o aço da corrosão atmosférica. O efeito da proteção ocorre por meio da barreira mecânica exercida pelo revestimento e também pelo efeito sacrificial (perda da massa) do zinco, em relação do aço base (proteção galvânica ou catódica).

galvanização é o processo de aplicação de uma camada protetora de zinco ou ligas de Zinco a uma superfície de aço ou ferro de modo a evitar a corrosão destes. O método mais comum é a Galvanização por imersão a quente  (Hot-dip Galvanizing ou HDG) no qual as peças ou estruturas são mergulhadas num banho de zinco fundido.

Posteriormente como vemos na figura 1 a tinta é aplicada através de uma pistola pintura eletrostática, terminando pela passagem num forno (figura 2) para fixação da cor.