2019-12-16

Leitura ao ar livre

O hábito de leitura é um dos mais importantes para o desenvolvimento pessoal e a forma mais eficiente de adquirir conhecimento. Infelizmente, nos dias de hoje, está cada vez mais a ser mais substituído pelos smartphones, jogos e televisão. Criar um hábito requer empenho, dedicação, consistência e principalmente vontade. Não havendo cooperação entre estes quatro corajosos batalhadores, o hábito deixa-se vencer pelas exceções. Quantas e quantas vezes já ouvimos a expressão “é só hoje?”.  

Em relação à leitura, a melhor forma é começar por assuntos que nos interessam. Procure na internet sobre “livro assunto x” e comece por aí. Temos certeza que o marcador não vai ficar preso no 1º capítulo!

Ler e estar ao ar livre conta com benefícios como por exemplo:

  • Reduz o stress

Um estudo de 2009 da universidade Sussex descobriu que ler apenas seis minutos pode reduzir os níveis de stress em até 68%. Estar em contacto com a natureza aumenta a nossa produtividade. Os dois juntos serão imbatíveis?

  • Expandir o vocabulário

Quanto maior foi a leitura, maior vai ser a probabilidade de descobrir palavras com significados diferentes. As dificuldades em expressar sentimentos ou sensações vão reduzir rapidamente.

  • Melhora o foco e a concentração

Ler uma boa quantidade de textos desenvolve o nosso foco e concentração. Se não nos focarmos no que estamos a ler, dificilmente vai ficar no nosso cérebro e no dia a seguir quando voltarmos a tocar no livro já não fazemos ideia do que se passou. Ao lermos com frequência, vamos desenvolver essa capacidade, sendo uma mais-valia para o dia.

Estes foram só três exemplos que podemos retirar da prática da leitura. Saia de casa para um passeio e encontre um sítio agradável para ler. Seja na praia, no jardim, um livro, uma revista, um jornal.

 Acima de tudo, aproveite e aprenda!